“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino...”


Conhecendo o Velho para entender o Novo
Conhecendo o Velho para entender o Novo
Quantos de nós já não ouvimos a frase “quem gosta de coisa velha é museu” e quantos de nós em algum grau já concordamos com essa frase, não é verdade?
De fato, há muitas coisas que com o passar do tempo perdem sua utilidade. Algumas guardamos como recordação de tempos bons, outras deixamos de lado e se perdem, outras dispensamos e são levadas, porém, há algumas que apesar de velhas nunca perdem sua utilidade e cada vez nos surpreende com descobertas de novas maneiras de utilizarmos.
Quem de nós nunca se pegou olhando para um objeto que acreditava não ter mais utilidade e de repente, como por inspiração, redescobre não apenas como reutilizar aquele objeto, mas também quão prazeroso é.
Talvez você esteja se perguntando, aonde ele quer chegar com isso? Caso seja essa a sua pergunta, será um prazer responder para você, mas antes deixa eu te contar uma história.
Houve um homem que veio ao mundo a pouco mais de dois mil anos atrás e que mudou toda história da humanidade. Um homem que embora homem, também era Deus e que andou entre nós, porém em perfeição. Um homem que veio com o propósito de estabelecer o Reino de Seu Pai aqui na terra e de possibilitar a reconciliação com Deus e a salvação da humanidade.
Esse homem durante o tempo que aqui esteve, deixou ensinamentos, se fez modelo, ensinou discípulos, constituiu uma nova aliança e juntamente com seus seguidores deixou um Novo Testamento pelo qual toda humanidade se conduziria para mais próximo de Deus. É claro que estou falando de Jesus.
A questão, é que com essa nova aliança, muitos passaram a menosprezar as anteriores e com o Novo Testamento, muitos deixaram de enxergar a beleza expressa no Velho Testamento.
É fato que Deus se revelou a humanidade, na pessoa de Seu filho, é fato que a plenitude de toda promessa de Deus se cumpriu em Jesus, porém, também é fato, que para entendermos a profundidade desses atos na humanidade, precisamos conhecer tudo o que envolveu essa chegada.
Se Jesus é cumprimento das promessas de Deus, onde encontramos essas promessas? Por que Jesus precisou morrer na cruz e derramar seu precioso sangue? Por que Jesus morreu na Páscoa? Por que o Espírito Santo desceu na Festa de Pentecostes?
Sabe onde você encontra respostas para essas questões? Isso mesmo, no Velho Testamento. Quando olhamos a forma como Deus se revelou no passado e vemos como Jesus se revelou a humanidade, encontramos tantas semelhanças que nos surpreendemos.
Não há como entendermos o Novo em toda sua riqueza, sem conhecermos o Velho. Assim como para aprender a andar, eu precisei antes aprender ficar em pé, assim como para aprender a falar eu precisei antes ouvir, para de fato aprender tudo o que significa a mensagem do Novo Testamento eu preciso aprender o que Deus revelou no Velho.
Respondendo a sua pergunta. Quero apenas que você cresça em conhecimento da pessoa de Jesus através dos ensinamentos que Deus deixou para o povo que ele escolheu para chamar Dele, pois como ensinou o apóstolo Paulo, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16,17)
Saiba mais em exitoied.com.br



Comentários